Nostalgia De Um Boleiro – Bolas


nostalgia-de-um-boleiro-bolas

 

Vamos relembrar algumas bolas de antigamente, que fizeram muito sucesso nas peladas e nas brincadeiras de futebol, que todo craque de rua (ou de casa) já jogou.

 

São diversos tipos de bolas desde as oficiais até as fabricadas manualmente. Se você tem mais que vinte e poucos anos com certeza já deu uns chutes e dribles com uma delas.

 

Bola da Copa 2002 Fevernova

bola-copa-2002-nostalgia-futebol

 

Em todas as Copas do Mundo, a FIFA lança uma bola oficial que é usada nos jogos da competição.

 

A bola da copa de 2002 foi uma bola especial, por ser uma das primeiras a fugir um pouco do padrão de design das bolas tradicionais da época e por ser muito estilosa, a Fevernova.

 

Apesar de os jogadores que disputaram a competição em 2002 reclamarem por ser muito leve, a Adidas deve ter faturado muito com as vendas para o público comum. Esta bola se via muito entre as crianças e algumas peladas, nem que fosse a réplica que era vendida mais barata nas lojas de esporte.

bola-copa-2002-nostalgia-futebol-2

Entre os brasileiros a Fevernova tem um valor sentimental por ser a bola do ultimo título mundial da seleção brasileira. Com os craques Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho que deixam saudades de qualquer torcedor no país.

 

Bolinha da Coca Cola de Algodão

bola-de-futebol-coca-cola-nostalgia

Nas olimpiadas de Atlanta de 1996, a Coca Cola lançou brindes para serem trocados por tampinhas ou anéis do refrigerante, que eram bolas de plástico feito com algodões por dentro.

coleção-bolas-coca-cola-nostalgia-futebol

Tinham bolas de diversas modalidades como tênis, vôlei, basquete, mas a bola mais legal e que muita gente tinha na época era a de futebol. A bola de futebol, não sei por qual razão era maior que as outras (maior ainda que a de basquete), e era perfeita para ficar brincando em casa sem o risco de quebrar alguma coisa (ou menos risco).

 

Bola Dente de Leite (Pingo de Leite, Craquinho Infantil…)

bola-pingo-de-leite

São bolas de plástico para crianças que geralmente eram dados de brinde nas festas juninas ou bingos. Na falta de uma bola comum, as crianças se divertiam com essa bola.

 

Por ser de plástico e extremamente leve, dava para chutar dando efeitos (curvas) nessa bola por causa da resistência do ar.

chute-bola-dente-de-leite

 

Bola de Meia

bola-de-meia-nostalgia-de-um-boleiro

O clássico das bolas, a bola de meia é feita através de uma ou várias meias enroladas do avesso. É ideal para espaços pequenos sendo possível regular o tamanho dela com a quantidade de meias.

 

Normalmente jogado dentro de domicílios (igual a bola da Coca Cola pelas características semelhantes). Pela leveza e maciez a bola de meias pode ser chutada com a força que quisesse, que seria inofensivo para móveis mais delicados.

bola-de-meia-crianças-nostalgia-de-um-boleiro

Quando não tinha espaço disponível para jogar como uma quadra ou uma bola normal, a bola de meia quebrava um galho dentro de casa, no quintal e até nos pátios das escolas com os amigos.

 

Bola “latinha de refrigerante amassada”

 

bola-latinha-amassada

Na falta de qualquer tipo de bola, seja dente de leite ou bola de verdade, as crianças tinham a incrível capacidade de transformar uma lata de refrigerante em uma bola de futebol.

 

Não era exatamente uma bola logicamente, e sim uma lata transformada em uma bola de futebol.

 

O segredo era comprar um refrigerante em lata, tomar todo o líquido, colocar a lata no chão, dar um pisão com a sola dos pés para amassá-la e em um passe de mágica se transformava em uma bola de futebol.

 

Basta um grupo de jogadores e um espaço vazio a diversão era ficar conduzindo e realizar dribles sem que os outros peguem a “bola latinha”. Eram várias regras impostas pelos jogadores como não poder pisar na lata ou o famoso “rolinho porrada” (que não vou explicar para não incentivar a violência).

 

Enzo

Enzo

Apaixonado por futebol, jogador habilidoso e profundo expert em futebol.

Para saber mais sobre o site e o autor visite a página “sobre” no menu principal.

Obrigado por ler meu conteúdo! Tem muito mais no site!

email

Incoming search terms:

  • a bola pelos boleiros
Gostou? Compartilhe!

Comentários

Add a Comment