Nostalgia De Um Boleiro – Jogos de Mesa


Relembrar o passado às vezes é bom, porque a gente pode reviver coisas legais das coisas que passamos principalmente na infância ou na adolescência.

 

Neste capítulo da nossa Nostalgia de um boleiro, vamos relembrar os jogos de mesa que foram diversão garantida para os fãs de futebol. São atividades que pode ser praticado em qualquer lugar com a companhia dos amigos, podendo fazer disputas e até campeonatos.

 

Naqueles dias de chuva ou qualquer outras circunstâncias que impedia de jogar o futebol de verdade, os jogos de mesa foram uma opção boa para se divertir sem fugir do tema futebol.

 

Futebol de botão

 

É uma das modalidades do futebol de mesa mais conhecidas e que, apesar de ser antigo, até hoje é praticado no Brasil e no mundo.

futebol-de-botao-nostalgia

Para quem não sabe, o futebol de botão é feito com uma mesa em forma de campo de futebol, 10 jogadores em forma de botão e um goleiro em forma de bloco para cada time, jogando com uma bolinha de mais ou menos 10mm de diâmetro. Cada jogador (geralmente um de cada time) joga com uma palheta fina nas mãos.

 

palheta-futebol-de-botao-nostalgia

O objetivo é fazer o gol lançando os jogadores botões com a palheta em direção à bolinha, sem que toque em um dos jogadores adversários. Cada jogador tem certa quantidade de toques e quando estiver perto suficiente para chutar o adversário posiciona o goleiro bloco para fazer a defesa.

 

Hoje é uma modalidade mais praticada por adultos ou por jovens que são ensinados pelos pais. Existe até uma confederação que cuida de campeonatos no país. Se você procurar futebol de botão no Google vai parecer lojas que vendem kits de botões há R$185,00 muito bonitos.

 

Com os vídeogames, tablets e outras tecnologias de hoje é difícil encontrar crianças praticantes infelizmente.

 

Futebol Gulliver

 

futebol-gulliver-nostalgia

 

O nome verdadeiro deste jogo foi Futebol Pelé e depois mudou para Futebol Club, mas o nome Futebol Gulliver pegou provavelmente por que a fabricante Gulliver colocava o nome da empresa maior que o título do jogo na caixa.

 

Era um jogo de tabuleiro assim como o futebol de botão, mas com bonecos de jogadores com uma das pernas articuladas, podendo assim realizar um chute em uma bolinha. Os goleiros ficavam com as mãos para cima, tinha um cabo acoplado atrás para que o jogador pudesse controla-lo na hora de defender e não tinha articulação na perna.

 

futebol-gulliver-nostalgia-2

Os jogadores tinham os pés com diferentes formatos podendo colocar efeitos diferentes para realizar o chute. O campo era um pano com os desenhos de um campo de futebol e o gol era montado em cima do pano com um buraco para passar o cabo que controlava o goleiro. O campo feito de pano atrapalhava no jogo por causa das ondulações e as dobras, fazendo com que a bola não ficasse parada ou não fizesse uma trajetória em linha reta.

 

Na teoria parecia bem mais divertido do que o futebol de botão, mas as pessoas que tinham o jogo usavam apenas para brincar de chutar ao gol, ao invés de fazerem partidas. Hoje ainda vende o Futebol Gulliver nas lojas, tem até uma versão com o Neymar, mas faz tempo que não vejo por aí nas mãos de crianças ou fãs de futebol.

 

Pebolim ou Totó

 

O Pebolim também conhecido como Totó, dependendo da região, é muito encontrado nos salões de jogos dos prédios residenciais.

pebolim-nostalgia-futebol

O jogo para quem não sabe, é feito através de uma mesa especial com um campo, com jogadores montados em barras rotatórias com hastes voltadas para os lados das mesas e uma bolinha de futebol do tamanho de uma bolinha de ping-pong mais pesada. Cada jogador se posiciona em cada lado da mesa e realizam chutes ou toques girando a haste para fazer o gol que era um buraco.

 

Até hoje é muito jogado tendo até competições oficiais, mas é conhecido por disputas entre amigos no prédio, escola e até nas empresas.

 

Cada lugar tem regras diferentes como não poder rodar totalmente os jogadores,  gols de goleiro valem dois pontos e quem ganha continua jogando.

 

Tanto para adultos como para crianças é possível se divertir bastante, tendo disputas bem acirradas e gozações. Hoje não vejo essas mesas serem usadas nos prédios como no passado, em que tinha fila de próximo para jogar.

 

Você já se divertiu com algum desses jogos de mesa?

 

Comente as suas experiências e compartilhe com o seu amigo que você já ganhou com esses jogos.

 

Se você sabe as regras oficiais do Futebol Gulliver explique nos comentários por que, apesar de eu ter uma vez o jogo na infância, eu nunca joguei conforme as regras.

 

Enzo

Enzo

Apaixonado por futebol, jogador habilidoso e profundo expert em futebol.

Para saber mais sobre o site e o autor visite a página “sobre” no menu principal.

Obrigado por ler meu conteúdo! Tem muito mais no site!

email

Incoming search terms:

  • Jogo de futebol
  • campo de football guliver
  • futebol de um
  • jogo de futebol mais bonequinhos
  • jogo que o campo de futebol e um pano
  • regras de futebol de bonecos com pernas
Gostou? Compartilhe!

Comentários

Add a Comment